Templo Espírita

"CASA DE OXALÁ"

- Seja Bem-Vindo Sempre -

Orientador Espiritual: Neiwriw de Oxalá

 

EXÚ E POMBO-GIRAS

Data festiva: 13 de Junho

É uma falange que penetra em todos os ambientes da natureza. Sua vestimenta é de acordo com a vibração de origem, sendo que os das encruzilhadas vestem-se de vermelho e preto ou preto e amarelo; e os do cemitério de preto e branco. Os ambientes mais específicos de Exu são as encruzilhadas de terra, cemitérios e orlas marítimas descampadas. Suas bebidas são em geral: cachaça, conhaque, whisky e batidas diversas (masculinos); anis, champanhes e licores diversos (femininos). Suas flores são de todas as espécies, sendo a rosa vermelha a mais apreciada pelas Pombogiras. Sua imantarão é o Padé (farinha, dendê e cebola). Os Exus de Umbanda mais conhecidos são: Tranca-Ruas, Tiriri, Marabô, Pingafogo, Veludo e Rompe-Ferro, Pombogira, Sete Encruzilhadas e Gira-Mundo. Na Umbanda não se tem notícias de filhos de Exu.

A Umbanda reconhece a existência dos exus e classifica-os, a exemplo de espíritos de luz, em sete linhas, mas não lhe presta culto. Os terreiros de Umbanda que trabalham com os exus em seus cultos o fazem em ocasiões especiais ou determinados dias - na última sexta-feira do mês, por exemplo - não sem antes tomar providências : começar depois da meia-noite, cobrir o congá com uma cortina, etc. Esses espíritos pertencem a esquerda, por oposição à direita, do Reino do Bem e da Luz.

Numa Gira da Esquerda, ou Gira dos Exus, a consulta fica por parte dos Exus e não de uma linha da direita, pois são dedicados apenas um dia do mês para trabalharem, ou no muito que seja, uma vez na semana.

É posta uma mesa para eles, nessa mesa contém : toalha nas cores preta e vermelha, velas pretas, velhas e brancas, farofa de galinha (frango), rosas e cravos vermelhos, champagne, whyski, taças e copos, charutos e cigarros finos.

Na Umbanda esses espíritos vem para trabalhar, são coordenados de acordo com os orixás da direita.

Exu foram pessoas sofredoras que em sua vida terrena fizeram alguma coisa errada. Exu todo mundo recebe, porque ele é uma segurança para nós. Por que tem coisas que um guia da direita não entra, por exemplo, guia da direita não mexe com dinheiro, mas quando se pede a um Exu, ele vai até essa sujeira, entra e tira a pessoa do apuro. Em resumo, eram bandidos, mas quem pode conhecer e lidar com bandido senão outro bandido ? Assim são os exus, se tem alguém para te assaltar ou te matar, eles te ajudam a se livrar de tais problemas, desviando o bandido do seu caminho.

Da mesma forma a Pombo-Gira, não rouba homem ou traz mulher para ninguém, são espirítos que conhecem o coração e os sentimentos dos seres humanos e podem ajudar a resolver problemas conjugais e sentimentais. A linha Cigana pode ser enquadrada tanto na esquerda como na direita, por saber lidar com problemas de dinheiro e financeiros em geral, cada terreiro vai trabalhar com a parte Cigana de seu jeito.

OS ZOMBETEIROS

Os zombeteiros são os exus que não aceitam a doutrina e a coordenação de um orixá da direita. Esses exus é que trazem os problemas para a vida das pessoas, aceitando entregas e oferendas para praticar ou não o mal.

Quando uma pessoa pede para um exu um trabalho para prejudicar alguém, ele está fazendo esse pedido a um exu-zombeteiro e para desfazer esse tipo de demanda, é necessário um exu que trabalhe para o bem, um exu que tenha a coordenação de um orixá da direita. Se um orixá que já tem essa coordenação da direita aceitar a fazer o mal para uma pessoa, esse será afastado da Terra, não podendo incorporar mais em nenhum médium por no mínimo 9 anos, sendo levado para a corrente de Santo Agostinho onde será doutrinado mais uma vez.

Se um zombeteiro quiser mudar seu jeito, um orixá da direita o levará para a corrente de Santo Agostinho que o doutrinará e ensinará que seus poderes podem ser utilizados para o bem.