Templo Espírita

"CASA DE OXALÁ"

- Seja Bem-Vindo Sempre -

Orientador Espiritual: Neiwriw de Oxalá

 

PALAVRAS AMIGAS

Qualquer idéia ou crítica a este site, favor entrar em contato por e-mail

 

Desenvolvido por:

Murilo Masson

PALAVRAS AMIGAS

ALGUNS MANDAMENTOS DO MÉDIUM

1. Não Ter no coração os sentimentos de superioridade, nem desejos de comparações desnecessárias.

2. Ter como primordial a vontade de alcançar o prometido em esferas superiores e demonstrar aos seus semelhantes.

3. Que os olhos da observação sejam o complemento de seus ideais mediúnicos: a curiosidade desnecessária atrai longo tempo perdido.

4. Não fazer justiça segundo seus interesses menores, a verdadeira sabedoria é estar vigilante consigo mesmo.

5. Não ser um ditador de normas e condutas, mas sim um orientador através de exemplos dados, através de suas atitudes.

6. Ter confiança nas entidades que o cercam, nem sempre se enxerga as verdades com os olhos da matéria. Está escrito: o que se colhe é o que se plantou.

7. Não acumular trabalhos desnecessários, nem se sobrecarregar com conversações fúteis. Guardar o tempo, pois a serenidade tem que ser o principal exemplo, e esse só é demonstrado com o equilíbrio.

Caboclo Caçador

A VIDA DE UM UMBANDISTA

Ser umbandista é ser resignado.

Ser umbandista é alterar um conceito e um modo de vida.

Ser umbandista é evitar os costumes e as atitudes que nos afastam a presença de Deus.

Ser umbandista é ter dedicação total, é ter aprimoramento contínuo e vigilância duradoura contra as atitudes que nos afastam do bem.

Ser umbandista é ter como meta a caridade, a bondade, a verdade e o amor divino.

Ser umbandista é ter vontade, ter perseverança para dissipar as controvérsias e dificuldades que tanto nos afastam do caminho justo e luminoso.

Enfim, ser umbandista é ser aplicador das leis de Deus e como Ele, será - sem dúvida - apedrejado por injustiças, por ignorâncias, por malidicências,; mas, como recompensa, terá a paz e o verdadeiro significado do sentimento de amor e caridade.

Falange protetora.

IRMÃOS ESPIRITUALISTAS ALERTA:

Não são todos que compreendem... Não são todos que entendem... Não são todos que alcançam... Não são todos que visam... Não são todos que têm a chama da verdade... Não são todos que têm o ouvido para ouvir e o coração pra sentir. São poucos os amigos e irmãos de fé. São poucos os que gostam de retribuir o conseguido através da ajuda Suprema. São poucos os que gostam de retribuir aquilo que lhe foi dado ou outorgado. Você, irmão, é um forte, um bravo, é um bandeirante das futuras realizações humanas, você é o soldade em nome de Jesus na Terra. Você é a razão dos futuros alicerces em que a humanidade ficará, pois você é o alento, o confortador, o orientador, o ensinador, afinal, você só pode ser uma coisa : um fiel aos ensinamentos do Mestre. Você já tem seu descanso preparado, o cansaço de agora será recompensado, a luta de agora será a trégua no futuro. Você é um enviado. Você é um verdadeiro Umbandista. Você, que batalha, é um filho da sagrada corrente astral de Umbanda. Não são todos. Salve a luz.

Caboclo Sete Flechas.

UMBANDA É LUZ

Maus pedem amor - Oxalá Infantis pedem carinho - Iemanjá Honestos pedem razão - Yori Justos pedem justiça - Xangô Desesperados pedem atenção - Ogum Necessitados pedem ajuda - Oxossi Ignorantes pedem esclarecimentos - Yorimá Amor, carinho, razão, justiça, atenção, ajuda, esclarecimento : é a lei entrelaçada e coordenada, é a luz que brilha e ilumina a tudo e a todos. Eu a procuro. Meu Pai mostra o caminho : Umbanda de fato, para quem tem fé ou não, para quem a quer ou não.

Caboclo Sete Flechas.

AO MÉDIUM

Você tem uma grande responsabilidade, pois lhe foi dado o manancial suficiente para que possa ser o esteio de elevação moral e espiritual de muita gente. Portanto, para que possa usá-lo, é necessário certos cuidados íntimos, pois um espelho difuso e ofuscado não reflete uma boa imagem e a sua tem de ser compreensão, paciência, renúncia e muito amor. Nós, espíritos encarnados e desencarnados, que militamos nessa corrente valiosa, temos interligações no plano astral e temos de difundí-las aqui na Terra, pois nessa nossa missão foi-nos confiada pelo Pai Oxalá e somos nós que temos o dever de abarcar toda essa gente perdida de uma orientação mias profunda e sensata, e você, médium, tem de procurar ser o exemplo vivo das lições dadas pelo Pai. De nada adianta o médium querer galgar degraus de conhecimentos mágicos, sem que antes saiba coordenar seus desejos para tal, ficar claro que antes de qualquer iniciativa nesse sentido, é necessário uma vigília constante nas suas ações morais, que se demonstra como exemplo que lhe seguem. O médium umbandista é um potencial por si só, mas que faça jus por sê-lo e militar nessa corrente onde as falanges que a formam têm conhecimento profundo da vida, mas não abre mão do conhecimento maior, que é o amor ao Pai Oxalá. Médium Umbadista, você tem a obrigação de aprimorar todos os dias esses conhecimentos, pois ele é o seu maior aliado na grande missão que tem a cumprir.

Cabocla Yara

7 LAGRIMAS DE UM PRETO VELHO

Num cantinho de um terreiro, sentado num banquinho, pitando o seu cachimbo, um triste preto velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas deciam-lhe pelas faces, não sei porque contei-as...foram sete. Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei. Fala meu Preto Velho, diz ao teu filho por que externas assim uma visível dor? E ele, suavemente respondeu: Estás vendo esta multidão que entra e saí? As lágrimas contadas estão distribuidas a cada uma dela. - A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para sairem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber... - A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam. - A terceira, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando prejudicar aos seus semelhantes. - A quarta, aos frios e calculista que sabem que existe uma força espiritual, e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão. - A quinta, aos que chegam suave, com risos, o elogio na flor dos lábios, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: "Creio na Umbanda, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso ou me curarem disso ou daquilo." - A sexta, eu dei aos fúteis que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente. - A sétima, filho, nota como foi grande e como deslizou pesada: Foi a última lágrima, aquela que vive nos "olhos" de todos os Orixás. Fiz a doação dessas aos médiuns vaidosos, que só aparecem no centro em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem, que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual. Assim, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma as sete lágrimas de Preto Velho.

PRETO-VELHO

Data festiva: 13 de maio

Eles não são Orixás, e sim, Onilé, Entidades de grande vibração e pertencem à Falange das Almas, dirigida e orientada por Omulu o senhor da saúde. Seu "habitat" são os cemitérios e os ambientes de florestas. Seus ímãs mais fortes são o "capitão-de-feijão" com gergelim e rapadura e o café sem açúcar. São, também, muito apreciados o fumo-de-corda e vinhos diversos. Suas flores são geralmente as margaridas e as palmas de cores diversas. Seu dia da semana é segunda-feira; sua pedra é o ônix; sua essência é o heliotrópio. Nossa saudação a Pai Benedito das Almas.

A RESPOSTA DE CHICO XAVIER

Certa vez, um amigo abordou o intérprete de "Parnaso de Além-Túmulo"e perguntou-lhe: - Chico, na sua opinião, qual é o homem mais rico? Como se estivesse a ouvir a voz de Emmanuel nos escaninhos da alma, o médium respondeu: - Para mim, o homem mais rico é o que tenha menos necessidades... Arriscando nova pergunta, o companheiro quis saber: - E o homem mais justo e sábio?... Com a mesma espontaneidade, ele esclareceu: - O homem mais justo e sábio é o que cumpre com o dever... - Mas - insistiu o confrade, certamente interessado em alguma revelação que lhe facilitasse a vida - o que você está me dizendo é óbvio... Com o fraterno sorriso de sempre, sem se deter na tarefa de atendimento aos que lhe procuravam a palavra, Chico redargüiu: - Meu filho, tudo que está no Evangelho é obvio ...Não existem segredos nem mistérios para a salvação da alma. Nada mais óbvio que a verdade! O nosso problema é justamente este: queremos alcançar o Céu, vivendo fora do óbvio da Terra!...

Carlos A. Baccelli